Novos conteudos técnicos – consumerização de TI

Written by Fabio Hara on. Posted in Windows Server

Os IT camps de virtualização estão chegando ao fim, porém já estamos planejando (e preparando) novos conteúdos extras, para ter um leque maior de conteudos. Um dos pontos discutidos hoje em dia em TI refere-se a consumerização de ti, ou simplesmente a preocupação que muitos gestores de TI tem quando usuarios trazem seus proprios devices (Tablets, smartphones) para o serviço , porem isto nao fica apenas restrito aos dispositivos, pois o conceito pode abrangir o uso de redes sociais. Este tema é muito interessante e hoje faz parte da preocupação de TODAS (sim, TODAS) as empresas. O motivo é simples: anos atrás os administradores de rede e gestores de TI preocupavam em bloquear acesso à internet e controlavam o que cada maquina da rede poderia fazer. Com o efeito consumerização as regras de controle não são efetivas. Ok,  na verdade é muito pior. De que adianta restringir o acesso a internet aos funcionarios se eles (FUNCIONARIOS) podem acessar a internet atraves dos tablets pessoais e/ou até via Smartphone? Bons tempos para os analistas de segurança quando tinham que se preocupar com firewall e antivirus. Agora a estória é outra, e sinceramente não tem como evitar a consumerização. Normalmente nas minhas palestras quando abordo este tema a primeira pergunta que costumo fazer é: “se os seus usuarios utiliozam tablets/smartphones/notebooks pessoais p/ acessar os dados da empresa (emails, documentos, etc) e por um acaso estes dispositivos são roubados. O que voce pode fazer a respeito?”. Garanto a voces que proibir o uso será praticamente impossível. Quem tem um tablet/smartphone na empresa costumam ser pessoas que tenham um poder aquisitovo maior (afinal voce sabe que nao sao baratos tais dispositivos) e normalmente gerentes em diante costumam ter. Se não houver um boa politica interna de segurança com um patrocinador de peso (no caso a propria diretoria da empresa em que voce trabalha) voce nao vai conseguir evitar que estes usuarios deixem de utilizar seus tablets para trabalho. Estamos preparabdo alguns workshops para demonstrar na pratica o que voce pode fazer para lidar com a consumerização de ti. Para tal estamos preparabdo varias demos empolgantes , com dispositivos diversos (ok, voce entendeu muito bem o que quero dizer ) e tenho certeza de que vai gostar muito do que é possivel fazer a respeito. O que posso adiantar é que a consumerização é um fenomeno que veio para ficar, portanto não tenha medo a abrace a causa :) Aguardem novidades :)

Trackback do seu site.

Comentários (3)

  • Márcio Noronha

    |

    Existe alguma ferramenta Microsoft que possa gerenciar o acesso a informação ou dado por dispositivo? Autenticando o usuário e também o dispositivo de acesso! Como já existem as ferramentas que verificam se o antivirus do dispositivo do cara esta atualizado, por exemplo.

    Responder

  • Vítor Dorneles

    |

    Bom dia Fábio

    Me chamo Vítor Dorneles sou estudante da Faculdade Dom Bosco em Porto Alegre/RS no curso de Sistemas de Informação e estou participando de um projeto de iniciação científica sobre consumerização. Verificando na internet através de buscas, encontrei o seu site com ótimas fontes de informação para a pesquisa e gostaria de saber se tens como me indicar mais materiais para pesquisar sobre a consumerização?

    No estágio atual, já conseguimos saber sobre a origem do termo e muitas questões de segurança, gostaria de tentar encontrar uma outra fonte para qualificarmos o artigo que pretendemos publicar ao final de 2012.

    Agradeço antecipadamente.

    Responder

  • fabio_hara@hotmail.com

    |

    Ola Vitor!

    Dia 5 de maio estarei em Santo Angelo/RS no evento do InteropBrasil, e junto com o Rodrigo Dias (microsoft) vamos ministrar 2 sessoes sobre Consumerização de TI
    http://www.interopbrasil.com.br

    Responder

Deixe um comentário